domingo, 15 de abril de 2018

O grande líder das massas populares coreanas


Faz 106 anos que em meio ao céu nublado da Coreia ocupada militarmente pelo Japão uma luz iluminou Mangyongdae. Era o nascimento de Kim Il Sung, aquele que seria o principal líder da revolução coreana e fundador da República Popular Democrática da Coreia

Nascido em família patriótica, Kim Il Sung alimentou o desejo pela independência de seu país desde muito jovem, sendo instruído por seu pai Kim Hyong Jik, um dos pioneiros no movimento armado pela libertação da Coreia, e apoiado por sua mãe Kang Pan Sok, uma guerreira anti-japonesa, ele seguiu o caminho da luta pela libertação do povo coreano com apenas 12 anos de idade, deixando sua modesta casa e seus familiares para trás para se juntar aos guerrilheiros e adquirir experiência teórica e prática para alcançar o objetivo final que todo o povo ansiava.

Dentro do movimento revolucionário o jovem Kim Il Sung cresceu para se tornar uma grande liderança, seguindo os mesmos passos que seu pai que era o fundador da Associação Nacional da Coreia. Ele fundou em 1926 a  União para Derrotar o Imperialismo  chamando a todos para lutar firmemente pela independência da Coreia por meio da luta armada contra os imperialistas japoneses que ocupavam o país desde 1905. Em 1934 ele fundou o Exército Popular Revolucionário, o primeiro exército coreano que representava os interesses do povo em toda a história milenar da Coreia e seguiu levando a causa da libertação da Coreia adiante intensificando o embate com os japoneses e fortalecendo os guerrilheiros com táticas e também ideologicamente e em 1936 foi uma das principais lideranças na realização da primeira conferência da Associação para a Restauração da Pátria onde foi aprovado seu programa de 10 pontos para a libertação da pátria.

Ele também guiou sabiamente o movimento no momento mais difícil no período conhecido como "Marcha Penosa" onde o cerco japonês era redobrado e foi preciso escapar do mesmo em uma marcha de 100 dias até a região de Beidadingzi, região fronteiriça, onde conseguiram se livrar do cerco. Ele dividiu os bons e os maus momentos e garantiu a vitória no final que viria em 1945 quando fundaria República Popular da Coreia, um Estado soberano que representava os interesses do povo coreano e que se guiava pelo socialismo e pela democracia.

Nesse tempo de lutas sangrentas também foi período para a formulação da Ideia Juche, uma filosofia revolucionária original desenvolvida com base no marxismo-leninismo que o camarada Kim Il Sung estudou em meio às suas idas à China. No país vizinho ele também apresentou pela primeira vez a ideia formulada por ele em 1930. Na Conferência de Kalun com 18 anos Kim Il Sung apresentou a Ideia Juche pela primeira vez com a ideia de  manter-se em atitude de dono da revolução e da construção de seu país; manter a posição independente de pensar com a própria cabeça, abandonando o espírito de encostar-se nos outros, e desenvolver o espírito revolucionário de apoiar-se com confiança em suas próprias forças para assim resolver sob responsabilidade própria seus próprios problemas.

Com o imperialismo colocando suas garras novamente na nação coreano, tendo o sul da Coreia sido tomado pelas forças estadunidenses o grande homem sem igual do Monte Paektu fez todos os esforços pela reunificação da forma pacífica mas como não foi possível fez os guerrilheiros coreanos infligirem grandes danos nos imperialistas estadunidenses que se diziam "invencíveis" por ter equipamentos militares modernos e mostrou a força do povo coreano, conseguindo manter a soberania do norte da Coreia onde fundou em 1948, 2 anos antes do estouro da guerra, a República Popular Democrática da Coreia.

Graças à sua liderança enérgica o país devastado pelas bombas dos EUA durante os anos de guerra se levantou e se industrializou rapidamente fazendo surgir uma nação próspera que avançava na velocidade do Chollima, um ser mitológico semelhante à um cavalo alado que percorre distâncias que nenhum humano conseguiria em tão pouco tempo.

Com seu lema de "amar o povo como o céu" promoveu ao longo da história gloriosa da RPDC todos os direitos que o povo coreano, amante da paz e liberdade aspirava e defendeu-os como seus próprios filhos e dividiu com eles os bons e maus momentos como uma família que jamais pode se separar, e buscando reconciliar a outra parte da família que é o povo coreano, fez esforços incansáveis pela reunificação da Coreia estabelecendo o "Programa de Dez Pontos para a Reunificação Pacífica da Coreia" além de diversos outros trabalhos sobre o tema e promoveu o diálogo com todos aqueles, coreanos no exterior, sul coreanos ou de outra cidadania que apoiava a causa da reunificação pacífica da Coreia com dois sistemas, a ideia mais justa possível formulada por um líder coreano.

Até seu último dia de vida ele lutou pelo povo coreano ao qual dedicou-se por completo, deixando de lado sua adolescência, seus interesses pessoais e qualquer outra coisa que não fosse mais importante do que o povo, tornando-se uma figura única em toda a história da Coreia onde jamais antes havia existido alguém que na liderança máxima do país seguia se encontrando diariamente e ouvindo a opinião de seu povo. Sem dúvidas o Presidente Kim Il Sung é um homem sem igual que não pode ser comparado à nenhum outro e seu legado é eterno.

Sua vida patriótica e suas façanhas estarão para sempre vivas no coração e mente do povo coreano e dos povos progressistas do mundo que aspiram por paz, liberdade e democracia popular.

Do A Voz do Povo de 1945