segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

Serviços de inteligência dos EUA reconhecem que subestimaram Pyongyang

 
A inteligência dos EUA informou a Donald Trump, no início da sua presidência, que o processo de criação do míssil norte-coreano capaz de atingir o território dos EUA levará até quatro anos e que Washington terá bastante tempo para abrandar ou perturbar o desenvolvimento das armas.

Entretanto, passado seis meses, em 3 de setembro, a Coreia do Norte realizou um teste bem-sucedido de uma bomba de hidrogênio 15 vezes mais potente do que a lançada sobre a cidade japonesa de Hiroshima em 1945. Além disso, os mísseis de Pyongyang, segundo o jornal, mostraram a capacidade de atacar o território de Guam, costa oeste dos EUA, bem como Washington.

De acordo com The New York Times, o fracasso da inteligência de prever os sucessos de Pyongyang está ligado ao fato de que segundo as previsões dos EUA, o desenvolvimento das novas armas da Coreia do Norte levará tanto tempo quanto era necessário na Guerra Fria. Os serviços de inteligência não levaram em conta que Pyongyang pode obter acesso aos projetos estrangeiros e prestaram pouca atenção aos numerosos testes de mísseis em 2016 e 2017. Para os funcionários da administração e dos serviços de inteligência norte-americanos este é "o maior erro dos EUA".

O conselheiro de Segurança Nacional, Herbert McMaster, revelou que Trump não está preocupado com o erro dos serviços de inteligência e "entende que a inteligência ideal não é possível no campo das habilidades e intenções". O jornal sublinhou que agora o presidente dos EUA enfrenta o mesmo problema que seus antecessores, mas Trump tem muito menos tempo para resolvê-lo.

do Sputnik News