sábado, 13 de janeiro de 2018

Bordados tradicionais


O bordado nasceu e se desenvolveu a partir de tempos remotos de acordo com a aspiração e a demanda da vida das mulheres coreanas.

É chamado "Suye" em coreano, o que significa arte de mão, trabalho de artesanato executado em pano com agulha e fio.

O bordado coreano foi desenvolvido com a produção de seda, material favorito para este trabalho e com ótimo efeito ornamental. A relíquia de bordados primitivos foi descoberta na região de Pyongyang, que era a capital da antiga Coreia, que existia desde o início do século XXXI, no ano 108 A.C., o que mostra que foi o berço do bordado coreano.

No período de três reinos, os aristocratas de Coguryo (277 A.C-668 D.C.) geralmente vestidos com seda bordada e no reino de Silla, os dançarinos usavam leques bordados como acessórios. Na época, o bordado coreano era famoso mesmo em outros países.

Na época de Coryo (918-1392), foram produzidos bordados de alto valor artístico, à medida que a indústria nacional e o comércio exterior se desenvolveram. Durante a dinastia feudal de Joson (1392-1910), o bordado alcançou grandes progressos com características peculiares quando promovido pelas damas do palácio real e dos plebeus.

No período da luta armada antijaponesa, os guerrilheiros do Exército revolucionário popular da Coreia criaram muitas obras que descrevem seu desejo de restauração da pátria e a liberdade e libertação do povo. O bordado "Mugunghwa Samchonri" executado pela heroína anti-japonesa Kim Jong Suk é transmitido até hoje.

Após a libertação do país em 1945, a oficina central de bordados foi estabelecida, e o trabalho de bordar mulheres coreanas foi libertado da estreita estrutura feudal e desenvolvido como uma tarefa estatal.

Hoje, o Instituto de Bordados Pyongyang (anteriormente a oficina de bordados do centro) tornou-se o centro do bordado coreano para a criação de obras e pesquisa de bordados e o treinamento de bordadores qualificados. Um grande número de excelentes trabalhos foi criado, incluindo o bordado manual "Faisão Branco" que recebeu a medalha de ouro na exposição internacional de bordados e artesanato que teve lugar na Bulgária em 1974.

O bordado coreano se distingue por vários métodos de execução e formas descritivas baseadas em delicadas habilidades artísticas. Tem mais de 20 variedades tradicionais: bordados manuais, mecânicos, bordados de artigos de uso, decorativos, bordados comuns, estampagem, etc.

As mulheres coreanas gostam de bordar vestidos, capas acolchoadas, travesseiros e outros itens de quarto. O bordado coreano se desenvolve cada vez mais de acordo com a demanda da realidade.

Do Naenara