sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Cuba e Coreia Popular assinam acordos de cooperação


Protocolos de cooperação sobre o intercâmbio comercial e para o desenvolvimento científico-técnico entre a República de Cuba e a República Popular Democrática da Coreia (RPDC), foram assinados nesta quinta-feira em Havana pelo ministro cubano do Comércio Exterior e Investimento Estrangeiro, Rodrigo Malmierca Díaz, e o embaixador do país asiático na Ilha, Pak Chang Yul.

Os acordos potenciarão o intercâmbio de produtos entre os países, estipulado na agenda deste ano, que estabelece os pontos essenciais da colaboração bilateral em setores como saúde, cultura, esporte e agricultura, entre outros.

Subscrito pelo modo de troca (sistema onde os bens ou serviços se intercambiam diretamente por outros sem o uso de um médio de troca), o documento fomentará, para a parte cubana, a troca de insumos destinados a União de Ferrovias de Cuba e a indústria açucareira.

Malmierca Díaz comentou sobre o desenvolvimento da RPDC na indústria e na construção de maquinaria, o que facilitará novos intercâmbios, e enfatizou a vontade política de ambos países para consolidar as relações.

O embaixador coreano, por sua parte, ressaltou a importância do protocolo no fortalecimento das relações econômicas e comerciais, “Com a aprovação do acordo poderemos diversificar a colaboração em outros ramos”, destacou.

Também destacou o apoio do país asiático ao maior das Antilhas na luta contra o bloqueio econômico, comercial e financeiro, imposto pelo governo dos Estados Unidos.

Em tal sentido, Pak Chang Yul agradeceu o apoio da Ilha na construção do socialismo na RPDC e manifestou o respaldo as orientações aprovadas no VI Congresso do Partido Comunista de Cuba.