sexta-feira, 13 de julho de 2012

Campanha de vacinação pentavalente é feita na Coreia socialista




Uma campanha nacional de vacinação pentavalente foi lançada na RPDC. A cerimônia inaugural da campanha foi feita no Palácio de Cultura do Povo em Pyongyang, na última quinta feira. Estavam presentes na cerimônia os ministros de Saúde Pública e Relações Exteriores, funcionários do Centro Higiênico Nacional, do Centro Anti-epidêmico e de outros estabelecimentos de saúde em Pyongyang, junto com membros e representantes do Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas e de outras missões diplomáticas e organizações internacionais na RPDC.

Na cerimônia, o Ministro de Saúde Pública Choe Chang Sik fez um discurso.

Segundo ele, a RPDC está pronta para introduzir a nova vacina pentavalente para o programa nacional de imunização, continuando:

“Com a introdução da vacina pentavalente, as crianças poderão ficar imunes da meningite e da pneumonia causadas pela Hib, assim como de doenças como tétano, difteria, hepatite B e pertussis, provendo-nos com uma boa expectativa para a redução da mortalidade infantil e da morbidez, cumprindo assim os planos das Metas do Milênio da ONU.

A introdução de vacina pentavalente foi precedida de planejamentos e várias atividades preparatórias em forte colaboração com o Ministério de Saúde Pública, UNICEF, OMS e AMVC.

As atividades preparatórias incluem o fortalecimento do sistema de resfriamento a nível nacional, o desenvolvimento de diretrizes para a introdução de uma nova vacina e o treinamento de todo os médicos e funcionários de vacinação no país. Essas atividades estabeleceram uma completa base para a introdução de vacina pentavalente no país inteiro.”

O ministro expressou seus agradecimentos a organizações internacionais e a seus representantes ativos na RPDC pelo sincero apoio ao país na implantação do programa.

Discursos congratulatórios foram feitos na cerimônia por Bijaya Rajbhandari, representante da UNICEF, e Yonas Tegegen, representante da OMS.

A cerimônia foi seguida de um curso técnico para vacinação pentavalente.

A vacinação pentavalente foi feita na Clínia Puksae no distrito de Morangbong, em Pyongyang, e no Hospital Popular Wonhwari no munício de Phyongwon, na província de Phyongan do Sul, no mesmo dia. Os representantes da UNICEF notaram que a RPDC tem feito grandes progressos nos projetos de vacinação e que essa foi a hora certa para a introdução da vacina pentavalente.

“A UNICEF é parte do time daqueles que apoiam o progresso do programa de vacinação. Nós estamos trabalhando bastante nos estabelecimentos de resfriamentos para preparações com o devido cuidado com vacinas adicionais na RPDC”, disse o representante.

Ele, assim como outros presentes, deu votos para que o atual programa de vacinação fosse implantado com sucesso. O papel da UNICEF existe para que os organismos internacionais tenham certeza que as vacinações estejam realmente acontecendo em municípios e comunidades rurais na RPDC, para que exista um plano de comunicação apropriado que faça com que todos estejam a par do uso da vacinação pentavalente, e para que exista um adequado suporte técnico, acrescentou o representante.


Por KCNA