terça-feira, 3 de abril de 2012

Volta às aulas na Coreia Socialista




O novo ano escolar começou em todas as escolas de todos os níveis na República Popular Democrática da Coreia no dia 2 de abril, segunda-feira. Kim Won Hui, vice-diretora do departamento do Ministério de Educação Geral, sob a autoridade da Comissão Educacional, disse à KCNA que o respeitado camarada Kim Jong Un tomou medidas para que o novo ano escolar em Pyongyang começasse com eventos educacionais e esportivos. “Preparações para o novo ano escolar foram feitas com a aprovação do público responsável”, disse ela.

Novatos foram recebidos nas escolas, desfrutando das boas-vindas dos diretores e dos professores, assim como da companhia de seus pais. Lee Kum Sun (38 anos), mãe de Kim Il Hun, novato da Escola Secundária Morangbong número 1, em Pyongyang, disse:

“As crianças estudantes da RPDC estão estudando por meio de um excelente sistema educacional socialista, que foi feito pelo Presidente Kim Il Sung, desenvolvido pelo camarada Kim Jong Il e que agora se encontra sob a responsabilidade do respeitado Kim Jong Un. Poderei criar meus filhos muito bem com o auxílio da ótima educação de nosso país.”

Um novato, O Yong Gwang (11 anos), disse:

“Estou feliz de ser estudante da escola secundária, pois poderei me tornar um aluno com bons conhecimentos, nobres virtudes e um físico fortalecido.”

A primeira aula começou no mesmo dia em todas as escolas do país.

A RPDC mantém um sistema de educação universal, gratuita e compulsória.  

















Da redação, com KCNA