sábado, 16 de julho de 2011

Coreia Popular e China comemoram 50 anos do “Tratado de Amizade e Cooperação Mútua

O Presidente da China Hu Jintao reuniu-se na segunda-feira (11) no Grande Palácio do Povo com o Vice-Presidente da Assembleia Nacional da República Popular da Coreia – RPDC, deputado Yang Hyong Sop, em visita de seis dias a Pequim para as comemorações do 50º aniversário da assinatura do Tratado de Amizade, Cooperação e Assistência Mútua entre a RPDC e a China.

Hu Jintao assinalou que “as visitas e o intercâmbio entre funcionários de alto nível de ambos os lados joga um papel importante para o fomento da tradicional amizade e a promoção dos vínculos bilaterais entre os dois países” e recordou que “a assinatura desse tratado com a RPDC tem importância histórica”.

De sua parte, Yang Hyong Sop agradeceu ao presidente chinês a hospitalidade e o encontro e transmitiu a saudação cordial do dirigente Kim Jong Il, máximo líder da RPDC, e reiterou que “as gerações mais jovens devem dar continuidade à amizade entre a RPDC e a China” .

Na terça-feira (12) o responsável pela Ásia no Ministério dos Negócios Estrangeiros da França apresentou às autoridades da RPDC, Olivier Vaysset que assumirá as funções de representante dos interesses franceses junto a Pyongyang.

Vaysset foi até agora o representante do Quai d’Orsay na Direção Geral de Segurança Exterior (DGSE), foi conselheiro da Embaixada da França em Singapura e se instalará em Pyongyang para abrir o Escritório de representação francês na RPDC em setembro. 

 R.C.

Fonte: Hora do Povo